O QUE SÃO HOSTELS?

O QUE SÃO HOSTELS OU ALBERGUES DA JUVENTUDE

Hostel ou albergue da juventude é um meio de hospedagem econômico, descontraído, ideal para quem gosta de viajar e conhecer novas pessoas e culturas diferentes.

Nossos Hostels são credenciados a rede mundial de hospedagem Hostelling International, detentora da marca mundial dos Hostels e responsável pela garantia do padrão internacional. São mais de 4.000 hostels espalhados pelo mundo inteiro e mais de 90 hostels dentro do Brasil.

Os hostels da Hostelling International seguem padrões de qualidade que prezam pelos seguintes itens: hospitalidade, conforto, segurança, limpeza e privacidade.

COMO SÃO OS HOSTELS:

Recepção
Na recepção dos hostels você encontra todas as informações para tornar a sua viagem ainda melhor: dicas de passeios, transportes, onde comer e badalar,etc.

Área de Convivência
É o lugar onde todos se encontram para bater papo e trocar ideias sobre passeios e viagens. Muitos hostels oferecem também áreas de lazer com piscina, jogos, bares e outros itens.

Cozinha
A maioria dos Hostels oferece cozinha comunitária onde você poderá economizar fazendo seu próprio lanche ou refeição.

Dormitórios Coletivos / Quartos Privativos
Os hostels oferecem quartos coletivos equipados com beliches e armários individuais.
Em vários hostels você encontrará quartos privativos, para casal, família ou grupo de amigos.

Banheiros
Podem ser coletivos separados por sexo (no estilo dos encontrados em academias e clubes) ou podem ser privativos, dentro do próprio quarto.



HISTÓRIA DOS HOSTELS NO MUNDO:

A Hostelling International, marca da rede mundial de Hostels surgiu de uma filosofia de viagem que mistura a descoberta de culturas e pessoas com um turismo econômico e acessível a todas as idades.

Em 26 de agosto de 1909, o professor alemão Richard Schirmann idealizou a criação dos Hostels depois de ser surpreendido por uma tempestade, quando precisou refugiar-se em uma escola com seus alunos. O primeiro Hostel começou a funcionar três anos mais tarde em um castelo em Altena, na Alemanha, monumento histórico restaurado e que funciona até hoje.

No final da década de 20, o alberguismo se difundiu por toda a Europa. Nesta época, houve um verdadeiro crescimento no número de Hostels, que se espalharam por todo continente. Em 1927, foram criados Hostels na Suíça e na Polônia; em 1929, na Holanda; em 1930, na Inglaterra, Noruega e França, e, em 1931, na Irlanda, Bélgica e Escócia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o movimento permaneceu estagnado e muitos Hostels foram destruídos. Em 1945, ao final do conflito, os mesmos começaram a ser restaurados e o movimento passou a ser co nsiderado como uma forma de reintegração da juventude européia.

Só em 1934 o alberguismo chegou ao continente americano, mais especificamente nos Estados Unidos. Quatro anos depois, o Canadá também passou a integrar a rede de Hostels. A Argentina (1956) e o Uruguai (1958) foram os primeiros países sul-americanos a fazer parte do movimento. Ambos, inclusive, trabalharam pela expansão da rede na América e abriram as portas para o ingresso de Chile, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Brasil.

Hostelling International

Hostelling International é o nome da marca de mais de 90 Associações de Albergues da Juventude distribuídas em 90 países, que gerenciam mais de 4.000 hostels. É uma organização sem fins lucrativos, com uma história que acabou de completar 100 anos e que conta com mais de 3 milhões de associados no mundo inteiro, pessoas como você, que gostam de ficar em lugares divertidos e animados, onde é fácil conhecer e fazer amizade com várias pessoas do mundo inteiro.

Missão

"Fomentar a educação de todos os jovens de todas as nações, especialmente os de recursos limitados, estimulando neles um maior conhecimento, afeto e cuidado com a natureza, assim como um conhecimento dos valores culturais das cidades, tanto grandes como pequenas, de todas partes do mundo, e, como meio para alcançá-lo, oferecer albergues ou outra classe de alojamento nos quais não existam distinções de raça, nacionalidade, cor, religião, sexo, classe social nem opiniões políticas, para que possam chegar assim a compreender melhor os seus semelhantes, tanto em seu próprio país, como no estrangeiro."

HISTÓRIA DOS HOSTELS NO BRASIL:

Os Hostels chegaram ao Brasil em 1961, através do casal de educadores cariocas Joaquim e Ione Trotta, que trouxeram a idéia para o país depois de visitarem um albergue na França, em 1956.

O primeiro Hostel brasileiro recebeu o nome de "Residência Ramos" e foi instalado no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Permaneceu aberto de 1965 a 1973. Neste mesmo período, funcionavam no estado de São Paulo dois Hostels, um na Capital e outro em Campos do Jordão, que foram fechados pelo Governo Militar sob a alegação de reunir jovens universitários.

Em 1971, foi fundada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), com sede no Rio de Janeiro, e em 1984 a Associação Paulista de Albergues da Juventude (APAJ), que durante a gestão de Franco Montoro à frente do Governo de São Paulo recebeu apoio significativo, inclusive com a doação de quatro imóveis - um em Campos do Jordão, um em Pindamonhangaba (ambos usados anteriormente por funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão), um imóvel em Ubatuba e uma casa no Parque Estadual do Jaraguá, que foi habitada pelo bandeirante Afonso Sardinha. No início de 1986, João Dória Júnior assumiu a presidência da Embratur e incentivou o trabalho dos Hostels, tornando-os conhecidos em todo o Brasil.

O Brasil possui hoje mais de 90 hostels credenciados pela Federação Brasileira de Albergues da Juventude, que estabelece metas e diretrizes de desenvolvimento para suas afiliadas e mantém contato com as demais federações do mundo.



HOSTELS EM DESTAQUE

APAJ - Associação Paulista de Albergues da Juventude - 2017 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Saber
Rua Sete de Abril, 404 - 9º andar - Conjunto 94-A - Centro / CEP: 01044-908 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: 55 (11) 3258-0388 / Fax: (11) 3256-4626